Buscar
  • VB Gestão

O que esperar de 2021? Confira tendências de mercado



Desafiador. Talvez essa seja a definição de 2020. Ninguém esperava por uma pandemia mundial que mudaria tanta coisa, especialmente na visão de mundo. Muitas empresas e profissionais liberais precisaram ressignificar seus planos de negócios e até mesmo sua comunicação e posicionamento. Provavelmente o ano foi mais complicado para aqueles que resistiram às mudanças iminentes, mas 2021 vem chegando e com ele novas oportunidades de crescer.


Tudo aquilo que parecia uma alteração temporária em 2020, no próximo ano será consolidado como uma nova forma de empreender. Por exemplo: o trabalho híbrido - uma parte presencial e outra parte remoto - ganhou espaço e há grandes chances de se manter ainda.

Um dos ensinamentos do ano foi o de autogestão e organização para conseguir trabalhar em situações adversas. Em 2021, um formato de trabalho restabelecido (a transição forçada para o remoto), tem tendência de se aprimorar, beneficiando tanto funcionários que se mantêm em segurança, quanto empresas, que inevitavelmente têm alívio no orçamento.

Uma liderança presente e resiliente sobreviveu a 2020, sem dúvidas. E mais: uniu equipes e gerou resultados, ainda que menor do que o planejado no início do ano. O perfil do líder que conseguiu motivar os colaboradores e ainda tomou decisões assertivas e estratégicas segue como ponto positivo para o ano que se aproxima.

As relações mudaram, tanto as pessoais quanto as relações com clientes e posicionamento de mercado. Cada vez mais os conceitos de marketing e comunicação influenciam na jornada de compra e definem o que uma empresa representa ou não. Segundo um relatório da FleishmanHillard, as pessoas estão cada vez mais atentas à posicionamentos coerentes e ágeis por parte das marcas. Portanto, propósito, valores e agilidade são elementos muito destacados como tendências para um diálogo assertivo com clientes em 2021.

O ano da pandemia veio para mostrar que os planejamentos precisam ganhar agilidade. Seja um planejamento de marketing, de vendas, financeiro ou até de negócio precisa estar estruturado de forma simplificada e que permita alocar recursos de forma mais estratégica e menos engessada.

Qual empresa não precisa acelerar seus processos de transformação digital? Pequenos e médios negócios se viram forçados a abrir e-commerces, a ampliar as vendas online e estreitar relações com clientes online. Um desafio enorme. Para 2021, essas construções tendem a se solidificar e crescer muito mais. Ponto para aqueles que já iniciaram seus planejamentos e desenvolvimentos digitais e, para quem não começou, a hora é agora!



E a sua empresa ou marca, já está pronta para 2021?


Conte com a VB para planejar um ano repleto de sucesso!


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo