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Minha reunião não saiu como o planejado, e agora?


Quando as reuniões não acontecem conforme o planejado, pode ser fácil atribuir coisas como participantes distraídos ou uma agenda desorganizada. Mas talvez as más reuniões possam ser explicadas por uma suposição simples e falha que muitos de nós fazemos - que, quando resolvemos problemas como um grupo, estamos todos na mesma página.


Considere que existem cinco estágios para a solução de problemas:


1) Definindo o problema

2) Gerando soluções

3) Avaliação de soluções

4) Escolhendo uma solução

5) Montando um plano


Quando resolvemos problemas por conta própria, passamos intuitivamente entre esses estágios para gerar soluções rapidamente. Às vezes, assumimos que esse método também funcionará em configurações de grupo; no entanto, geralmente falha porque cada pessoa pode estar ocupando um estágio diferente de solução de problemas ao mesmo tempo (essencialmente, ninguém está na mesma página - mesmo que ache que está).


Suas reuniões sofrem com esse problema de desconexão?


Adaptado de "Por que os Grupos Lutam para Resolver Problemas Juntos", de Al Pittampalli.


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