Buscar
  • VB Gestão

MENTORIA: DESENVOLVA A GESTÃO DA SUA EMPRESA COM EFICIÊNCIA



Criar e desenvolver uma empresa já são desafios grandes para o empreendedor, não é mesmo? Lidar com decisões difíceis ou situações que pedem soluções rápidas e eficazes fazem parte do dia a dia, isso é fato. Mas e se houvesse a orientação de um mentor para resolver as questões de gestão dos negócios? É nesse desenvolvimento com o apoio de um tutor que se baseia a mentoria empresarial. A seguir, vamos falar sobre os benefícios e sobre como funciona.




O ponto de partida para o desenvolvimento de suas habilidades é o mentor, que oferece uma base para o aprendizado na prática. Em geral, a mentoria é personalizada, adequando-se às necessidades do negócio, e inicia com um diagnóstico completo para entender os principais pontos a serem tratados na mentoria. O momento ideal para a contratação de mentoria pode variar, mas o mais frequente é na fase inicial do negócio, em momentos de mudanças grandes - como a expansão ou então em fases críticas.


A efetividade do processo torna-se possível porque o mentor possui experiência em diversas áreas da gestão e conhece a área de atuação do cliente, tornando o processo mais facilitado.


Traz uma nova perspectiva sobre o negócio

O mentor pode trazer uma visão externa e até mesmo renovada sobre o negócio, além de enxergar sem os “vícios” comuns ao empresário e aos profissionais que atuam internamente. Somado a isso, a experiência no mercado de trabalho permite que eles visualizem o seu negócio sob uma nova perspectiva, que trará à tona questões que talvez o empresário não conseguisse identificar sem o auxílio do mentor.


Oferece experiência aplicável na prática

Assim como você, o mentor também é um empreendedor. Ele já teve, ou ainda tem, negócios em andamento. Esse conhecimento é primordial em todo o processo de mentoring.


Contar com esse tipo de auxílio pode garantir que uma empresa expanda seus negócios e evite que feche suas portas ou, já que muitas empresas precisam é justamente da orientação de um profissional experiente e com um olhar diferenciado para trazer novas soluções.

Foca nas questões relevantes

É pouco provável que um mentor atenha-se a problemas corriqueiros ou situações operacionais simples sobre o negócio. Ao contrário, as energias serão direcionadas para os problemas mais nevrálgicos. Nesse sentido, a mentoria ajuda a encontrar as áreas certas nas quais o empresário deve investir mais tempo e quais são os melhores caminhos a serem seguidos para atingir o sucesso almejado.

Contribui para o desenvolvimento do líder

Outro fator extremamente positivo da mentoria é que o contato frequente com um mentor possibilita ao empresário a evolução não só profissional, mas também pessoal.


A análise do mentor auxilia na avaliação das ações de liderança, principalmente no que diz respeito às decisões que causam impacto significativo na empresa. No Brasil, sabemos que o índice de empresas que fecham precocemente é muito alto. Segundo o IBGE, as principais razões para o fechamento de negócios são uma combinação de quatro fatores: a falta de planejamento dos negócios, a ausência de capacitação em gestão empresarial, a situação do empresário antes da abertura e a gestão do negócio propriamente dita.

Sem dúvida esses empreendedores alcançariam resultados mais significativos se tivessem contado com o aconselhamento de um mentor e com o desenvolvimento de uma gestão mais estruturada para o seu negócio.

Permite a expansão dos relacionamentos

Por fim, outra vantagem da mentoria dentro das empresas é a possibilidade que ela traz de expansão do relacionamento com outros profissionais e com o mercado de uma forma geral.


Os mentores são conhecidos por terem uma lista importante de contatos e networking. Esses contatos são fruto de um trabalho bem-feito a longo prazo. Não só isso, como também provam a capacidade de um mentor orientar empreendedores de primeira viagem.


O mentor é uma peça importante, pois permite que um gestor tenha acesso a contatos do mercado, oferecendo informações e soluções que podem ser um diferencial para o desenvolvimento e expansão de todo o tipo de empresa.




Como foi possível identificar ao longo deste artigo, o mentor deve ter diversas habilidades e capacidades que atendam diretamente às necessidades de gestão de negócios, não é mesmo?

Portanto, a mentoria ideal faz um diagnóstico completo da sua empresa e planeja seus pontos de melhoria com profissionais qualificados para auxiliar profundamente nesse processo.

A VB conta com um programa exclusivo de mentoria, voltado para os principais pilares da gestão de negócios. Com o VB Mentoring, você pode escolher entre três planos para desenvolver suas capacidades: Plano Pontual, Plano Básico e Plano Imersão, sendo o primeiro de um mês de duração, o segundo trimestral e o terceiro com duração de seis meses.

Agora você já pode contratar o programa de mentoria mais eficaz para seu negócio, independente de tamanho ou setor. Profissionais liberais e pequenas e médias empresas podem se beneficiar amplamente com o VB Mentoring. Clique no botão abaixo e inscreva-se!





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo