Buscar
  • VB Gestão

ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA CRESCIMENTO MESMO EM MEIO À CRISE

Atualizado: 17 de Set de 2020


O contexto da economia brasileira atualmente não é o que se previu, definitivamente. Entramos em um momento imprevisível devido à Covid-19 com projeções de um déficit no PIB em torno de 8%. Mas, apesar disso, o cenário pode ser contornado com: criatividade, assertividade e uma dose extra de marketing.


Sim, muitas empresas consideram o marketing desnecessário e, historicamente, é um dos primeiros departamentos a sofrer cortes em momentos de crise. Mas saiba: a área pode ser o guia para fora da rota de estagnação ou retração. O marketing, quando bem orientado, é uma ferramenta poderosa de estruturação dos negócios em contextos adversos e também de realinhamento para o crescimento da empresa.

Se engana quem pensa que o marketing diz respeito somente à comunicação de produtos e serviços. Atualmente, (mesmo você não se dando conta disso) são as ações de marketing que orientam e guiam a atuação de toda a empresa. Por isso, o planejamento estratégico é um pontos de destaque e de extrema importância da área. Inclusive, pode prever as dificuldades econômicas e desenvolver planos de contenção para administrar os contratempos previamente e, ainda assim, gerar leads qualificados para o time de vendas.


Outra ação forte neste momento é a avaliação e indicação de investimentos da empresa. Por exemplo: o setor de marketing pode identificar quais produtos da empresa estão em alta - mesmo durante a crise - e concentrar esforços em ampliar o acesso dos clientes, algo como estruturar quais produtos devem estar na vitrine virtual da empresa, ou ainda analisar quais serviços devem ser aplicados para a entrega ao público.

Para que a indicação de esforços e investimentos da empresa seja efetiva, o departamento de marketing precisa avaliar algumas questões sobre os produtos e serviços oferecidos. O mundo já vive um contexto de insegurança e instabilidade, portanto, não é o momento de prometer mais do que pode entregar e esse é um dos pontos que devem ser avaliados.


Todas as ações geram algum resultado, que deve ser devidamente coletado e avaliado constantemente, para saber o que gera lucro e qual foco seguir. Desde a mais simples aplicação até as mais avançadas, tudo deve servir para dimensionar os próximos passos e garantir o direcionamento.


A percepção da marca já era muito importante antes, mas agora é essencial. As ações de fortalecimento do relacionamento - assim como entregar o que promete - constroem uma imagem que se destaca e que transforma a comunicação com seu público. Essa é mais uma orientação guiada pelo marketing e que garante que seu negócio passe pela crise e, muito mais do que isso, cresça!



Conquistar um cliente novo é por volta de três vezes mais caro que manter um na base. Pense nisso e direcione ações de pós-venda e fidelização no seu planejamento estratégico, investindo nas relações já existentes e que também geram fortalecimento da marca. Além disso, reforçamos a ideia de ser transparente e entregar o que promete, mostrando ao cliente o seu comprometimento com a entrega e também com a experiência.


Essas ações, que passam pelo marketing, são pilares importantes para o desenvolvimento em meio à crise. Mas para que sejam efetivas, precisam ser operacionalizadas por uma equipe qualificada e motivada. Por isso, nossa dica aqui é investir em growth hacking, uma técnica de marketing, exclusivamente digital, que utiliza pensamento analítico, criatividade e métricas sociais para otimizar a exposição da marca em favor do desenvolvimento de negócios.


É claro que ninguém gostaria de estar em meio à uma pandemia mundial tão devastadora. Mas, economicamente, é o momento de avaliar o portfólio de produtos e de se inserir no contexto que estamos. Frear ou retardar novos lançamentos pode fazer com que você desvie o foco do futuro que já havia planejado e isso fará com que a empresa não atinja os objetivos esperados.


Mesmo com cautela, invista em novidades e em diferenciar seus produtos dos seus concorrentes. O ideal é pensar e se comunicar de forma criativa e diferente, ressaltando sempre os melhores atributos do produto e da empresa, destacando os principais diferenciais de sua marca.


É possível sim crescer mesmo durante a crise. Mas, sem ações estruturadas de marketing fica bem mais difícil!


Quer saber mais sobre desenvolvimento e retomada de crescimento em situações adversas? Temos um ebook gratuito para você! Baixe agora mesmo.



Liderança também é um fator que preocupa sua empresa nesse período? Preparamos um material sobre como um bom líder pode motivar uma equipe, confira aqui.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo