Buscar
  • VB Gestão

COMO UM BOM LÍDER GERENCIA SUA EQUIPE EM TEMPOS DE CRISE?




Mudanças são constantes no período que vivemos, mas a pandemia mundial de Coronavírus acelerou qualquer tipo de alteração dentro e fora das empresas. A Covid-19 motivou planos estratégicos de enfrentamento da crise que se instalou e que parece ter chegado para realmente alterar conceitos e formatos de trabalho.


No meio disso tudo, é preciso lidar com a tempestade da melhor forma possível e, nesse momento, a condução em mares agitados faz toda a diferença: o papel de um bom líder é atravessar os tempos difíceis com toda equipe unida.



Quando pensamos profundamente na função da liderança, logo vem à mente o gerenciamento de processos e equipe. Mas, muito mais do que isso, um líder deve inspirar sua equipe e manter a motivação em alta.

Em tempos normais - na era pré-Covid - o líder já desempenhava o papel de unir forças entre a objetividade e o lado humano com um toque de ousadia. Agora, mais do que nunca, esse papel está em evidência e é decisivo para a rota fora da crise.



A mudança e adaptação, como falamos no início deste texto, é inevitável na atualidade. Quanto maior a adequação à realidade que vivemos, mais fácil será lidar com o contexto. Isso vale também para a gestão e liderança.

Hábitos, estruturas e recursos organizacionais precisam de adaptação para a nova realidade, por vezes incluindo conceitos totalmente novos. Assim, uma figura de liderança forte se faz extremamente necessária para conseguir mudar o que precisa mudar e implementar novos processos, controles e, principalmente, uma nova CULTURA.


O desafio é grande e não há um manual exato de como seguir. O que há é planejamento, estratégia e compreensão do que o “novo líder” precisa executar.


Por fim, lembramos que a tempestade vai passar. Mas são os mares agitados que fazem bons marujos.


Quer saber mais sobre liderança e preparar a gestão da sua empresa para enfrentar a crise? Baixe agora um eBook gratuito preparado especialmente pela VB Gestão Estratégica para ajudar neste momento.



E, para auxiliar na preparação de estratégias para o pós-pandemia, temos um conteúdo que pode ser interessante para visualizar seus objetivo, confira!



18 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo