Buscar
  • VB Gestão

6 DICAS PARA IDENTIFICAR FALHAS E TURBINAR SUAS ESTRATÉGIAS



Desafio parece ser a palavra mais comum nas estratégias das organizações atualmente. Reinventar seu propósito, sua identidade, seu modelo de negócios e até mesmo sua estrutura é cada vez mais necessário para impulsionar marca e produto. Mas o que fazer quando todos os passos programados para o sucesso falham?


Um estudo publicado na Harvard Business Review aponta seis razões mais comuns que dificultam a implementação da estratégia, chamadas de “barreiras ocultas”. Vamos falar sobre elas e como superá-las para turbinar seu negócio e atingir melhores resultados.




É comum culpar a estratégia pelo resultado ineficaz, mas podemos enxergar de outra perspectiva: a estratégia é desenvolvida pelos líderes e só depois é comunicada ao restante da equipe para discussão. Se toda a equipe não estiver envolvida, clareza e comprometimento não serão possíveis e o resultado comprometido.

Sua organização está sofrendo com essa barreira se você perceber algum destes sinais:

  • Falta de direção clara, definida e articulada - estratégia e valores - para orientar o comportamento organizacional;

  • Prioridades conflitantes, conflitos de recursos e má execução da estratégia, devido a funções e unidades de negócio que defendem suas próprias prioridades;

  • Pessoas se sentindo sobrecarregadas, por não haver prioridades e tudo ser tratado como prioritário.


Este é um ponto bastante relatado nos estudos desenvolvidos: a ineficácia da equipe de gestores. As consequências refletem em toda a organização com baixa confiança, baixo comprometimento com as decisões estratégicas e os entendimentos diferentes e às vezes conflitantes sobre o que deveria ser a estratégia.


Sua organização está sofrendo com essa barreira se notar algum destes sinais entre a equipe de gestores:

  • A maior parte do tempo gasto em reuniões é gasta em compartilhamento de informações e atualizações de detalhes operacionais de curto prazo, em vez de confrontar e resolver problemas estratégicos e organizacionais difíceis;

  • Há pouco conflito construtivo nas reuniões. As decisões reais são tomadas fora da sala;

  • Os membros da equipe de gestores não compartilham do mesmo entendimento sobre estratégia e prioridades.


Essencialmente, é possível notar dois estilos de liderança que trazem resultados abaixo do esperado. Uma abordagem de cima para baixo (top-down) que não envolve suficientemente os membros da equipe e um estilo que foge do confronto a qualquer custo, ambos com a consequência de um líder desconectado à equipe.

Sua organização está sofrendo com essa barreira se você perceber algum destes sinais:

  • O líder tende a se perder nos detalhes operacionais;

  • O líder nunca está presente e disponível para os colaboradores. Líderes que gastam relativamente pouco tempo com a comunicação da estratégia ou a direção geral do negócio ou forçando o debate construtivo para resolver pontos de vista divergentes;

  • O líder não conversa com seus colaboradores para resolver divergências e foge de conflitos que são necessários para o alinhamento de expectativas e construção de um negócio perene.



Uma boa equipe de gestão é fundamental para o bom desempenho da equipe e, por isso mesmo, é tão desafiadora. Equipes de gestores ineficazes cujos membros defendem seus feudos são incapazes de concordar em como reorganizar e remodelar a cultura para superar os obstáculos naturais à coordenação e colaboração. 


Sua organização está sofrendo com essa barreira se você perceber algum destes sinais:

  • É difícil de executar tarefas multi-setoriais, mesmo que haja boas relações pessoais entre os setores;

  • O trabalho em equipes multi-setoriais é visto como secundário, em relação ao cumprimento das metas do próprio setor;

  • As funções, responsabilidades e níveis de decisão não são claros.


Pesquisas mostram que os líderes geralmente se desenvolvem não por meio de treinamento, mas realizando novas tarefas desafiadoras. Isso exige que os gerentes se sacrifiquem pelo bem maior, “emprestando” seus líderes de alto potencial a outras partes da organização para seu desenvolvimento. 


Sua organização está sofrendo com essa barreira se você perceber algum destes sinais:

  • Poucas oportunidades são fornecidas para o desenvolvimento de liderança;

  • Não existe um processo de análise de talentos e nem oferece um plano de carreira que permita o desenvolvimento de novas lideranças.


As informações necessárias sobre a direção estratégica e os valores de uma organização não circulam da equipe de gestores para o restante da empresa. Não há a “passagem de bastão”, as informações ficam desencontradas dentro da empresa, não existe um dono para cada processo, e em vez de existirem trocas produtivas entre os colaboradores, impera uma confusão constante e crescente.

Sua organização está sofrendo com essa barreira se você perceber algum destes sinais:

  • Existem poucos canais de comunicação nos quais os colaboradores podem se comunicar abertamente com os gestores.

  • Não há discussão aberta de questões difíceis ou complexas e nem discussão sobre problemas que podem ser resolvidos.

Se você reconheceu sua organização em cada uma ou na maioria das seis barreiras ocultas descritas acima, é provável que sua organização esteja enfrentando dificuldades para implementar sua estratégia ou uma mudança organizacional transformadora. Isso pode afetar seus resultados a curto e, principalmente, a longo prazo.

É necessário que haja uma readaptação da gestão do seu negócio em relação à implementação da estratégia.

A VB conta com um time de especialistas em implementação de Estratégia de negócios. Conte conosco para auxiliar nesse desafio e potencializar os resultados do seu negócio.

Quer saber mais sobre liderança e os desafios que sua empresa pode enfrentar? Baixe nosso eBook gratuito e confira o que os especialistas dizem sobre o assunto!





10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo